Qual é a sua visão para o futuro?

Chamando todos os criativos e contadores de histórias!

portuguese

Você está convidado a considerar as opções de estilo de vida e as descobertas preliminares dos workshops e experimentos de mitigação das mudanças climáticas em:

south-africa

Cidade do Cabo, África do Sul

japan

Kyoto, Japão

india

Nova Deli, India

thai

Nonthaburi, Tailândia

brazil

São Paulo, Brasil

japan

Yokohama, Japão

A ciência é desconfortavelmente clara. O Acordo de Paris proclamou que devemos “limitar o aquecimento global a bem abaixo de 2, de preferência a 1,5 graus Celsius …” (UNFCCC, 2015), a fim de mitigar impactos sem precedentes das mudanças climáticas, como maior perda de biodiversidade e a deterioração da saúde pública. Muitos de nós sentimos uma necessidade urgente de combater as mudanças climáticas e seus impactos.

196 países concordaram com o Acordo de Paris. Entende-se que, para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius, devemos mudar nossa maneira de viver. Simplesmente não podemos continuar em nosso caminho atual de consumo. Para atingir esse objetivo, é necessária uma transformação social e econômica.

Como exatamente fazemos com que viver dentro de 1,5 graus seja uma realidade?

De acordo com a análise do relatório Estilos de Vida 1,5°, se o orçamento total restante fosse distribuído igualmente entre todos, a meta para reduzir as pegadas de carbono dos estilos de vida por ano será de 2,5 toneladas de CO2 equivalente por pessoa até 2030 e até 0,7 toneladas até 2050!

Embora as escolhas individuais façam parte da mudança do sistema, é bastante óbvio que precisamos ter acesso a diferentes escolhas em um sistema sustentável.

Qual é a sua visão para o futuro?

Gostaria de compartilhar suas ideias por meio de um filme, animação, design gráfico, fotografia ou outra forma de multimídia?

Desde a adoção do Acordo de Paris em 2015, muitas nações deram passos largos e criaram estratégias para reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa – este é um sinal positivo – mas a Ciência mostra que esses esforços precisam ser acelerados. As emissões continuam aumentando. Ações são necessárias em todos os níveis para reverter essa tendência.

 

O mundo está atualmente dividido em um grupo que consome excessivamente e um grupo que consome menos (com uma qualidade de vida muito inferior). Aqueles que consomem menos o fazem involuntariamente devido a fatores como pobreza e falta de acesso a recursos.

 

Há uma forte correlação entre a riqueza média de um país (PIB per capita) e as emissões médias por pessoa (pegada de carbono per capita). Quanto maior a riqueza média, maiores as emissões médias. Embora seja geralmente aceito que as diferenças de renda afetam a qualidade de vida, o objetivo é imaginar estilos de vida de 1,5° sem comprometer a qualidade de vida. A equidade é fundamental para a construção de um futuro melhor para todos.

Saiba mais sobre o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Em 2019, o Instituto de Estratégias Globais Ambientais (IGES) colaborou com a rede Hot or Cool de cientistas e profissionais (agora Instituto Hot or Cool), Universidade de Aalto, D-Mat, Fundação KR e SITRA no relatório técnico, ‘Estilos de Vida 1,5°: Metas e opções para reduzir as pegadas de carbono de estilo de vida ‘. Este relatório examinou a ambiciosa aspiração de limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius e suas implicações nos estilos de vida em cinco contextos nacionais diferentes. Foi a primeira vez que um estudo como esse foi feito.

De acordo com a análise do relatório Estilos de Vida 1,5°, se o orçamento total restante fosse distribuído igualmente entre todos, a meta para reduzir as pegadas de carbono dos estilos de vida por ano será de 2,5 toneladas de CO2 equivalente por pessoa até 2030 e até 0,7 toneladas até 2050! Esses números foram encontrados dividindo os dados globais de carbono igualmente entre a população mundial.

O que significa equivalência de CO2? As atividades diárias geram gases que podem reter o calor e ter um impacto negativo no meio ambiente – são conhecidos como gases do efeito estufa. Alguns gases de efeito estufa (GEE) aquecem o planeta mais do que outros (por exemplo, o metano aquece a terra mais do que o dióxido de carbono). Para contabilizar essas taxas diferentes, todos os GEEs podem ser comunicados como uma quantidade de dióxido de carbono (CO2) com base sobre seu impacto no aquecimento da Terra (também conhecido como: quanto dióxido de carbono teria o mesmo impacto no planeta) – esse cálculo é conhecido como equivalência de CO2 ou CO2e.

As pegadas de carbono do estilo de vida são emissões de GEE emitidas diretamente e indiretamente induzidas do consumo final das famílias (excluindo aquelas induzidas pelo consumo do governo … como infraestrutura.) (IGES et al., 2019).

Quando falamos sobre estilos de vida, as cinco áreas a seguir são onde o consumo tem o maior impacto sobre o meio ambiente:

  • Alimentos (Que tipo de alimento estamos comendo? De onde vem a nossa comida?)
  • Habitação (em que tipo de moradia vivemos? Quanto espaço ela tem? Com quantas pessoas moramos? Como nosso espaço é abastecido?)
  • Mobilidade (Como nos deslocamos diariamente? Com que frequência viajamos? A que distância viajamos? O que abastece nosso meio de transporte?)
  • Lazer (O que fazemos quando não estamos estudando/trabalhando? O que aspiramos fazer? Como exploramos novos lugares? Que tipo de experiências valorizamos? Que tipos de serviços usamos?)
  • Bens de consumo e serviços (que tipos de produtos compramos? Como os acessamos? De onde vêm? Como os usamos? Como são embalados? Como são transportados?)

Onde você vê oportunidades de ação? Você pode identificar maneiras de criar um estilo de vida de 1,5° – tanto no nível sistêmico (por meio de infraestrutura, acessibilidade, educação, etc.) + como no nível individual (por meio da mudança de comportamento)? Se todos nós tivéssemos um orçamento de carbono máximo anual igual por pessoa, como viveríamos? Se tivéssemos que retirar algumas opções da sociedade, do que abriríamos mão? Como podemos fazer com que nossos locais e estilos de trabalho se encaixem em um futuro em que o orçamento de carbono é radicalmente menor do que é agora?

Mudança sistêmica é uma mudança transformadora que altera fundamentalmente a maneira como todo um sistema funciona. Disruptiva por definição, a mudança sistêmica cria um novo sistema. Por exemplo, a Internet mudou a forma como o ‘sistema de informação’ funciona.

Embora a ação individual seja parte da mudança de sistema, fazer mudanças voluntárias em um nível pessoal não será suficiente. Todo o sistema precisa mudar para oferecer opções sustentáveis. Isso significa que nossa economia deve ser reprojetada e nossa mentalidade deve ser reconectada.

Muitos tinham certeza de que mudar os padrões de produção era impossível, mas a pandemia global de Covid-19 provou que mudar o status quo pode ser inconveniente – mas não é impossível. Embora seja desafiador, uma vez que a mudança sistêmica está em movimento, geralmente há benefícios inesperados. Por exemplo, a atual pandemia forçou muitas mudanças nos sistemas que governam nossas vidas diárias, algumas delas foram muito difíceis – mas você notou alguma mudança em sua vida que foi realmente positiva? Você aprecia mais seus entes queridos? Você é mais grato pelo acesso à Natureza?

Viver de maneira sustentável significa viver dentro dos limites do planeta. Significa aceitar limites rígidos de consumo, produção, uso de energia e recursos. Mas e os aspectos imateriais? Uma vez que as necessidades materiais básicas sejam atendidas para cada membro de nossa sociedade, devemos considerar outros aspectos de nossa qualidade de vida: como queremos nos sentir, que tipos de experiências queremos ter, que relacionamentos queremos nutrir … Criar visões do futuro faz parte da nossa ação para criar um futuro melhor. Não existe um único caminho “certo” para frente. Precisamos de uma diversidade de visões. Visões que incluem realismo sobre os desafios que temos pela frente, mas que têm também imaginação destemida sobre o que podemos construir juntos!

Com base no trabalho de ‘Estilos de Vida 1,5°: Metas e opções para reduzir as pegadas de carbono de estilo de vida’, o Prevendo Estilos de Vida Futuros de Baixo Carbono e Instrumentos de Transição é um projeto de demonstração através da rede One Planet das Nações Unidas. Financiado pelo Governo do Japão por meio de sua contribuição para o Fundo Fiduciário 10YFP (administrado pelo PNUMA), este projeto é liderado pelo Instituto de Estratégias Ambientais Globais (IGES) em colaboração com o Instituto Hot or Cool, D-Mat, ICLEI Japan, o Instituto Nacional de Estudos Ambientais, Japão (NIES) e parceiros de implementação: Instituto Akatu (Brasil); Swechha Índia (Índia); ICLEI (África do Sul); e HSM, Universidade de Chulalongkorn (Tailândia). O projeto Prevendo Estilos de Vida Futuros de Baixo Carbono e Instrumentos de Transição trabalha com famílias e cidadãos para:
  1. Desenvolver caminhos co-criados para a sustentabilidade em países de todo o mundo.
  2. Incorporar opções de estilo de vida de baixo carbono, identificando opções de baixo carbono específicas do país e mostrando o impacto de várias opções e contextualizando-as dentro das pegadas de carbono gerais.
  3. Implementar workshops de cidadãos e experimentos domésticas para desenvolver um processo participativo por meio do qual as famílias desenvolvem e implementam seu próprio caminho de sustentabilidade.
  4. Desenvolver cenários e recomendações de políticas a partir de experiências de famílias que vivem com as opções de baixo carbono.
  5. Criar uma oportunidade de comunicação para envolver ainda mais o público em geral em todo o mundo (incluindo este concurso!)
Isso mesmo! Os moradores da cidade têm testado diferentes opções para mudar seu estilo de vida para viver dentro de 1,5° atendendo a um novo orçamento de carbono! Você pode encontrar algumas das conclusões preliminares do trabalho da comunidade aqui! Os cidadãos de cada uma das cidades identificaram opções para viver dentro de 1,5° e desenvolveram elementos de uma visão de futuro para você refletir. E agora … gostaríamos de lhe passar o microfone!

Clique abaixo para ver os resumos e documentos de cada cidade.

cape-town-2

Scenario Summary

cape-town-1

Option Catalogue

Alimentos
Habitação
Mobilidade
Lazer
Bens de consumo e serviços

Por favor, considere as várias opções de estilo de vida para mitigar as mudanças climáticas através das 5 áreas onde o consumo tem maior impacto no meio ambiente e ofereça sua interpretação pessoal! Conte-nos SUA visão de futuro para uma dessas 6 cidades! Compartilhe suas ideias para tornar os Estilos de vida 1,5° uma realidade!

Compartilhe algo de seu portfólio ou crie uma peça original para comunicar sua visão pessoal do futuro por meio de sua interpretação dos Estilos de Vida 1,5° em uma das 6 cidades!

Qualquer forma de multimídia é bem-vinda! Vídeo *, filme, jogos, animações, videoclipes, ensaios fotográficos, [info]gráficos, novelas em quadrinhos, histórias em quadrinhos, animes, ilustrações, revistas, etc. (* os vídeos não devem exceder 15 minutos)

Basta enviá-lo online por meio deste formulário até 30 de abril de 2021 para ter a chance de ser apresentado em uma exibição virtual e ganhar um microcrédito de até U$2.000 (dois mil dólares)! Serão concedidos até três prêmios por cidade às melhores Visões de Futuro!

Prêmio Global: $2000 dólares 
Prêmios para as melhores visões, por cidade:
1º $750 dólares | 2º $300 dólares | 3º $200 dólares

Siga-nos no Instagram: @hotorcoolinstitute

Saiba mais sobre o concurso multimídia por meio de nossas Regras e Regulamentos oficiais.

Temos a oportunidade de mudar o curso da história e esperamos que você contribua com sua criatividade para a narrativa do Estilo de Vida 1,5° – é a história mais importante do nosso tempo – é a nossa Visão de Futuro!

#becool #redefineluxury #1point5degreelifestyles #futurevision #ThandRakh #ビークール
#1.5度ライフスタイル #nãoesquenta #ficafrio #อยู่เย็นเป็นสุข #ลดโลกร้อน

  1. Elegibilidade:
  • O concurso multimídia ‘Estilo de Vida 1,5°: Nossas Visões do Futuro’, daqui em diante denominado ‘Campanha’ está aberto apenas para maiores de 18 anos.
  • Os competidores podem ser indivíduos ou uma equipe de criadores.
  • O conteúdo deve ser total e legalmente propriedade de quem o está enviando.
  • As inscrições devem ser uma forma de multimídia acessível virtualmente. Isso inclui, mas não está limitado a: curtas-metragens; jogos; animações; vídeos musicais; ensaios fotográficos; [info]gráficos; novelas gráficas; tirinhas; ilustrações; revistas; etc.
  • As inscrições podem ser de um portfólio criativo existente ou criadas especificamente para o concurso. Os vencedores receberão um microcrédito para tornar sua Visão de Futuro mais próxima da realidade.
  • O conteúdo multimídia enviado pode ter sido usado ou distribuído (no todo ou em parte) em outras funções – desde que sua propriedade ainda permaneça com o criador que o enviou e seu uso anterior não exclua seu uso e distribuição por meio desta Campanha.
  • Os filmes devem ter 15 minutos ou menos. Vídeos mais longos podem ser desqualificados.
  • As inscrições são aceitas de qualquer lugar do mundo.
  • As inscrições devem ser nos seguintes idiomas: Inglês, Hindi, Japonês, Português e Tailandês.
  • Todas as inscrições devem ser recebidas por meio do formulário oficial de inscrição online
  • Todas as entradas devem ser acessíveis por meio de um link (sem anexos)
  • Todas as inscrições devem concordar em permitir o Instituto Hot or Cool e os parceiros deste projeto (daqui em diante denominados ‘parceiros’: Instituto Akatu (Brasil); Swechha Índia (Índia); IGES (Japão); ICLEI (África do Sul) e HSM, Universidade de Chulalongkorn (Tailândia)) para distribuir e promover seu trabalho e exibi-lo em uma exibição virtual (uma liberação legal está integrada ao formulário de inscrição online). A distribuição incluirá o crédito apropriado e não será feita para fins de lucro monetário.
  • As inscrições não podem incluir qualquer conteúdo que viole os direitos humanos (por exemplo, discurso de ódio ou discriminação) ou seja de outra forma considerado obsceno ou pornográfico pelo Instituto Hot or Cool ou seus parceiros.
  • As inscrições devem responder ao briefing do concurso, considerar os dados do pacote educacional e refletir uma Visão de Futuro para uma das seguintes cidades:
        • Cidade do Cabo, África do Sul
        • Kyoto, Japão
        • Nova Delhi, Índia
        • Nonthaburi, Tailândia
        • São Paulo, Brasil
        • Yokohama, Japão
  1. Acordo com as Regras: Ao participar, o (s) Competidor (es) (“Você”) concorda em estar totalmente vinculado incondicionalmente por estas Regras, e Você declara e garante que cumpre os requisitos de elegibilidade. Além disso, você concorda em aceitar as decisões do Instituto Hot or Cool como finais e vinculativas no que se refere ao conteúdo desta Campanha.

Os competidores reconhecem que a Campanha não é de forma alguma patrocinada, endossada ou administrada por, ou associada ao Instagram.

  1. Período da Campanha: As inscrições serão aceitas online a partir de 25 de março de 2021 e terminarão em 30 de abril de 2021. Todas as inscrições online devem ser recebidas até as 5:00, horário de Brasília do dia 16 de abril de 2021 (meia-noite PST de 30 de abril de 2021).
  1. Como participar: A Campanha deve ser inscrita enviando uma inscrição usando o formulário online fornecido em [Link para o concurso]. A inscrição deve cumprir todos os requisitos da Campanha, conforme especificado, para ser elegível para ganhar um prêmio. As inscrições incompletas ou que não cumpram as regras ou especificações podem ser desqualificadas a critério exclusivo do Instituto Hot or Cool.

Você pode inserir mais de uma entrada. Você deve enviar cada inscrição separadamente e fornecer todas as informações solicitadas para cada inscrição.

Se você usar métodos fraudulentos ou de outra forma tentar burlar as regras, seu envio poderá ser removido da elegibilidade a critério exclusivo do Instituto Hot or Cool.

  1. Prêmios: O (s) Vencedor (es) da Campanha (o “Vencedor”) receberá um microcrédito em dinheiro de até U$ 2.000 (2 mil dólares). O valor real/avaliado pode ser diferente no momento da concessão do prêmio. As especificações do prêmio serão determinadas exclusivamente pelo Instituto Hot or Cool e seus parceiros. Nenhum dinheiro ou outra substituição de prêmio será permitida, exceto a critério do Instituto Hot or Cool. O prêmio é intransferível. Todas e quaisquer despesas relacionadas ao prêmio, incluindo, sem limitação, todos e quaisquer impostos federais, estaduais e / ou locais, serão de responsabilidade exclusiva do Vencedor. Não é permitida a substituição do prêmio ou a transferência / atribuição do prêmio a terceiros ou a solicitação do equivalente em dinheiro pelo Vencedor. A aceitação do prêmio constitui permissão para o Instituto Hot or Cool usar o nome, imagem e entrada do Vencedor para fins de publicidade e comércio sem compensação adicional, a menos que proibido por lei.
  1. Probabilidades: As probabilidades de ganhar dependem do número de entradas elegíveis recebidas.
  1. Seleção e Notificação do Vencedor: Os vencedores serão selecionados por um painel de jurados selecionados pelo Instituto Hot or Cool e seus parceiros. Os vencedores serão notificados por e-mail em até 30 dias após a seleção do Vencedor. O Instituto Hot or Cool não terá nenhuma responsabilidade pela falha do Vencedor em receber avisos devido a spam, lixo eletrônico ou outras configurações de segurança ou pelo fornecimento de informações de contato incorretas ou não funcionais pelo Vencedor. Se o Vencedor não puder ser contatado, for inelegível, não reivindicar o prêmio no prazo de 30 dias a partir do momento em que a notificação do prêmio foi enviada ou não devolver dentro do prazo uma declaração preenchida e executada e liberar conforme necessário, o prêmio pode ser perdido e um Vencedor alternativo selecionado. O recebimento pelo Vencedor do prêmio oferecido nesta Campanha está condicionado ao cumprimento de todas e quaisquer leis e regulamentos federais, estaduais e locais. QUALQUER VIOLAÇÃO DESTAS REGRAS OFICIAIS PELO VENCEDOR (a critério exclusivo do Instituto Hot or Cool) RESULTARÁ NA DESQUALIFICAÇÃO DO VENCEDOR COMO VENCEDOR DA CAMPANHA, E TODOS OS PRIVILÉGIOS COMO VENCEDOR SERÃO IMEDIATAMENTE ENCERRADOS.
  1. Direitos concedidos por você: Ao submeter este conteúdo (por exemplo, foto, vídeo, texto, etc.), você entende e concorda que o Hot or Cool Institute e seus parceiros terão o direito, quando permitido por lei, de imprimir, exibir , publicar, transmitir, distribuir e usar em qualquer mídia agora conhecida ou desenvolvida no futuro, em perpetuidade e em todo o mundo, sem limitação, sua entrada, nome, retrato, foto, voz, semelhança, imagem, declarações sobre a campanha e informações biográficas para fins de notícias, publicidade, informações, comércio, anúncio, relações públicas e promocionais sem qualquer outra compensação, aviso, revisão ou consentimento. Esta licença não concede ao Instituto Hot or Cool ou a seus parceiros o direito de vender seu conteúdo. As inscrições permanecem propriedade do (s) criador (es), o Instituto Hot or Cool simplesmente tem o direito de compartilhar e promover o conteúdo com o devido credenciamento para o (s) criador (es).

Ao inserir este conteúdo, você declara e garante que sua entrada é um trabalho de autoria original e não viola direitos de propriedade ou propriedade intelectual de terceiros. Se a sua inscrição infringir o direito de propriedade intelectual de outra pessoa, você será desqualificado a critério exclusivo do Instituto Hot or Cool e seus parceiros. Se o conteúdo de sua inscrição for considerado violação de quaisquer direitos de propriedade intelectual ou de propriedade de terceiros, Você deverá, às suas próprias custas, defender ou fazer um acordo contra tais reivindicações. Você deve indenizar, defender e isentar de responsabilidade o Hot or Cool Institute de e contra qualquer, processo, reclamação, responsabilidade, perda, dano, custos ou despesas, que o Instituto Hot or Cool possa incorrer, sofrer ou ser obrigado a pagar decorrentes de tal violação ou suspeita de violação de direitos de terceiros.

  1. Termos e Condições: O Instituto Hot or Cool reserva-se o direito, a seu exclusivo critério, de cancelar, encerrar, modificar ou suspender a campanha caso haja vírus, bug, intervenção humana não autorizada, fraude ou outra causa além do controle do Instituto Hot or Cool, que corrompa ou afete a administração, segurança, justiça ou conduta adequada da Campanha. Nesse caso, o Instituto Hot or Cool pode selecionar o Vencedor entre todas as inscrições qualificadas recebidas antes e/ou depois (se apropriado) da ação realizada pelo Instituto Hot or Cool. O Instituto Hot or Cool reserva-se o direito, a seu exclusivo critério, de desqualificar qualquer indivíduo que adulterar ou tentar adulterar o processo de inscrição ou a operação da Campanha ou site ou violar estes Termos e Condições. O Instituto Hot or Cool reserva-se o direito, a seu exclusivo critério, de manter a integridade da Campanha, de anular votos por qualquer motivo. Qualquer tentativa de um participante de danificar deliberadamente qualquer site ou prejudicar o funcionamento legítimo da Campanha pode ser uma violação das leis criminais e civis. Caso tal tentativa seja feita, o Instituto Hot or Cool reserva-se o direito de pedir indenização em toda a extensão permitida por lei.
  1. Limitação de responsabilidade: Ao participar, você concorda em isentar e isentar de responsabilidade o Hot or Cool Institute e seus parceiros, representantes, agentes, sucessores, designados, funcionários, oficiais e diretores de qualquer responsabilidade, doença, lesão, morte, perda, litígio, reclamação ou dano que possa ocorrer, direta ou indiretamente, seja causado por negligência ou não, de: (i) a participação do participante na Campanha e/ou sua aceitação, posse, uso ou uso indevido de qualquer prêmio ou qualquer parte dele; (ii) falhas técnicas de qualquer tipo, incluindo, mas não se limitando ao mau funcionamento de qualquer computador, cabo, rede, hardware ou software ou outro equipamento mecânico; (iii) a indisponibilidade ou inacessibilidade de qualquer transmissão, telefone ou serviço de Internet; (iv) intervenção humana não autorizada em qualquer parte do processo de inscrição ou da Promoção; (v) erro eletrônico ou humano na administração da Promoção ou no processamento das inscrições.
  1. Disputas: ESTA Campanha É REGIDA PELAS LEIS DA ALEMANHA SEM RESPEITO ÀS DOUTRINAS DE CONFLITO DE LEIS. Como condição para participar desta Campanha, o participante concorda que toda e qualquer controvérsia que não possa ser resolvida entre as partes, e as causas de ação decorrentes ou relacionadas a esta Campanha, sejam resolvidas individualmente, sem recurso a qualquer forma de ação coletiva, exclusivamente perante um tribunal localizado na Alemanha com jurisdição. Além disso, em qualquer disputa, sob nenhuma circunstância o participante terá permissão para obter prêmios e, por meio deste, renuncia a todos os direitos a danos punitivos, incidentais ou consequenciais, incluindo honorários advocatícios razoáveis, exceto despesas reais do participante (ou seja, custos associados à entrada nesta campanha). O participante também renuncia a todos os direitos de ter os danos multiplicados ou aumentados.
  1. Política de privacidade: as informações enviadas com uma inscrição estão sujeitas à Política de privacidade declarada no site Instituto Hot or Cool gGMBH
  1. Patrocinador: O Patrocinador da Campanha é o Instituto Hot or Cool gGMBH.
  1. Ao enviar uma inscrição, Você, o Competidor, reviu afirmativamente, aceitou e concordou com todas as Regras Oficiais

English

Português

日本語

ไทย